O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, surpreendeu os participantes de uma conferência sobre a fome na Casa Branca nesta quarta-feira (28) ao perguntar se na plateia estava Jackie Walorski, uma congressista republicana que morreu em agosto.
“Jackie, você está aqui? Onde está Jackie? Ela iria estar aqui”, disse o presidente democrata de 79 anos.
A republicana, representante do estado de Indiana, morreu em um acidente de carro e havia promovido um projeto de lei bipartidário para realizar a conferência desta quarta-feira, na qual foram comprometidos fundos no valor de cerca de US$ 8 bilhões para acabar com a fome nos EUA até 2030.
O site da emissora de rádio pública NPR lembrou nesta quarta-feira que o presidente e a primeira-dama, Jill Biden, emitiram um comunicado em agosto manifestando suas condolências, elogiando a colaboração estabelecida com Walorski e destacando que era uma representante “única”.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, tentou desviar a atenção do equívoco do presidente.
“O evento de hoje era importante. Sobre segurança alimentar e como vamos tomar medidas para erradicar a fome até 2030, e isso é algo que o presidente leva muito a sério. Ela estava muito presente. Em dois dias [Biden] verá a família dela para honrá-la e o trabalho que ela fez”, declarou a porta-voz ao ser questionada pela imprensa.
Neste mês, em entrevista ao programa 60 minutes, Biden foi perguntado sobre o que achava daqueles que alegam que, com sua idade, não está mais apto para o cargo.
“Olhe para mim”, respondeu o presidente, que disse respeitar as pessoas que dizem que ele é mais velho, mas insistiu que está bem e que não se sente velho ou com problemas físicos ou mentais que o impeçam de exercer a presidência.
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Xingamento de Janja a Musk causa desconforto a Lula e preocupa diplomacia; acompanhe o Entrelinhas
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”