Ouça este conteúdo
A equipe do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, informou nesta quinta-feira (23) que o ex-presidente americano Donald Trump (2017-2021) afirmou que deve viajar ao país sul-americano para se encontrar com o economista, que no domingo (19) venceu o peronista Sergio Massa no segundo turno da eleição presidencial.
Não se sabe se essa visita ocorrerá no dia da posse de Milei, marcada para 10 de dezembro. “O presidente eleito recebeu ontem à noite um telefonema do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que o parabenizou e destacou que o seu triunfo por ampla margem nas eleições do último domingo teve um grande impacto em escala global”, informou a equipe de Milei em comunicado.
No X, Milei confirmou a informação veiculada por um jornalista argentino de que o deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro (PL-SP) intermediou o contato com Trump.
No domingo, logo após a confirmação da vitória de Milei, Trump publicou mensagens nas redes sociais parabenizando o argentino. “Você vai mudar seu país e fará com que a Argentina seja grande novamente!”, escreveu.
Na quarta-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone com Milei e o parabenizou pela vitória, mas disse que não poderá comparecer à posse do argentino porque tem outra viagem marcada para a data.
O presidente americano disse ao economista libertário que acredita que a Argentina “encontrará uma saída para a crise” e ofereceu apoio dos Estados Unidos para isso.
Milei é admirador de Trump, que Biden derrotou na eleição de 2020. Ambos devem se enfrentar novamente em 2024, já que o republicano lidera as pesquisas para a indicação do seu partido para a disputa presidencial.