O presidente da França, Emmanuel Macron, exigiu nesta quinta-feira (24), durante uma conversa por telefone, que seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, cesse “imediatamente” as operações militares na Ucrânia.
Macron ligou para Putin depois de falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e transmitiu essa mensagem em concordância com este último.
Segundo o Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, Macron lembrou a Putin que seu país está exposto “a sanções massivas” pela ofensiva militar na Ucrânia, lançada em larga escala na madrugada desta quinta-feira.
A presidência francesa detalhou que Macron ligou para o presidente russo em sua chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, antes do início da reunião dos líderes da União Europeia (UE).
O bloco comunitário deu sinal verde nesta quinta-feira a novas sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, que abrangem os setores financeiro, de energia e transporte, bens de dupla utilização, além de controle de exportação e política de vistos.
As conclusões aprovadas nessa cúpula especificam ainda que a lista de indivíduos russos afetados pelas sanções da comunidade será ampliada.
Após a aprovação dos líderes, essas sanções devem seguir o procedimento formal necessário para que sejam adotadas e entrem em vigor, com um próximo passo nesta sexta-feira (25) em um conselho extraordinário de ministros das Relações Exteriores em Bruxelas.
Deixe sua opinião