O presidente da Argentina, Alberto Fernández, se encontrou nesta terça-feira (17) com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics, Dilma Rouseff, para iniciar o processo formal de adesão do país à instituição.
Segundo informações do jornal Clarín, Fernández entregou na reunião em Xangai uma carta formal, primeiro passo para cumprir o processo de incorporação.
“A Argentina iniciou o processo de adesão ao Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics”, escreveu Fernández no X. “Agradeço sinceramente o empenho de Dilma, minha sempre respeitada e querida amiga, em facilitar a entrada do nosso país neste importante bloco”, disse o presidente argentino.
Em agosto, os Brics anunciaram que a Argentina e outros cinco países, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, vão entrar para o grupo de economias emergentes a partir de 2024.
Entretanto, o candidato libertário à presidência argentina, Javier Milei, líder nas pesquisas, e a candidata de centro-direita Patricia Bullrich disseram que vão retirar o país do bloco caso vençam a eleição do próximo domingo (22).