A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, concedeu ao presidente da Argentina, Javier Milei, a cidadania italiana, após encontro oficial na última sexta-feira (13), em Roma.
Javier Milei é neto de imigrantes italianos e croatas, que chegaram à Argentina ainda no século XX. De acordo com o governo italiano, o chefe do Executivo argentino “cumpre todos os requisitos” para adquirir o passaporte europeu, reforçando os laços entre os dois governos. Meses atrás, Milei disse considerar-se “75% italiano”.
Os dois líderes políticos, expoentes da nova Direita mundial, têm se encontrado regularmente desde que Milei chegou ao poder na Argentina em dezembro de 2023. Em novembro deste ano, o argentino chegou a presentear a italiana com uma estátua de si mesmo empunhando uma motosserra, símbolo do seu governo, reconhecido por sua política liberal de corte de gastos, investimentos em segurança pública, e busca por uma economia mais receptiva ao livre mercado.
Nesta semana, ele participou de um evento do partido de Meloni, o Fratelli D’Italia (Irmãos da Itália). De acordo com porta-vozes de ambos os lados, o último encontro entre Milei e Meloni teve como assuntos centrais as relações bilaterais entre os países, a cooperação judicial, o livre comércio e a luta contra o crime organizado.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético