A duquesa de Cambridge, esposa do príncipe William, deu à luz a uma menina neste sábado, anunciou o Palácio de Kensington, residência do casal.
O bebê, o segundo filho do casal, pesa 3,710 kg e William estava presente durante o nascimento, divulgou o palácio em um comunicado via Twitter. “Sua Alteza Real e sua filha estão bem”, acrescentou o palácio.
Ela deu à luz às 8h34 da manhã no horário local, cerca de duas horas e meia depois de dar entrada no hospital, na fase inicial do trabalho de parto, no Hospital St. Mary, a oeste de Londres, disse o palácio. Ambas as famílias do casal foram informadas, disse o comunicado, incluindo a bisavó do novo bebê, a rainha Elizabeth, seu avô, o príncipe Charles e o irmão de William, o príncipe Harry.
A duquesa deu entrada no hospital às 6h (2h, horário de Brasília) deste sábado (2), após uma semana de expectativas já que, pelo cálculo da mídia britânica, ela já estaria na 41ª semana de gestação. Segundo a mídia britânica, Kate e William, casados desde abril de 2011, ganharam um desconto de 10% do hospital neste sábado por ser um segundo parto. Uma suíte com duas salas custa, em média, £ 6,5 mil (R$ 30 mil) por noite.
Não foi anunciado até agora nenhum nome para a recém-nascida. Os nomes favoritos até agora são Charlotte, Alice, Victoria e Elizabeth. A falecida princesa Diana teve William, de 32 anos, no mesmo hospital, em 1982.
Ele e Kate, de 33 anos, conheceram-se quando estudavam na Universidade de St. Andrews, na Escócia, e se casaram numa espetacular cerimônia na Abadia de Westminster, em abril de 2011 e desde então se tornaram celebridades mundiais.
Quando Kate deixar o hospital, o casal voltará inicialmente ao Palácio de Kensington por alguns dias, antes de seguir para Anmer Hall, sua casa de campo localizada na propriedade da rainha, em Sandringham, Norfolk, ao leste da Inglaterra.
A nova princesa passa a ser o quarto herdeiro na linha sucessória, mas deve ter menos exposição e responsabilidades que o irmão George por não ser, necessariamente, preparada para se transformar em um monarca.
Enquanto, em tese, o destino de George é virar rei, o do novo bebê é ser espécie de coadjuvante da realeza.