Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

Em meio à crise, Chávez e Hillary apertam as mãos

Hillary Clinton e Chávez durante a posse da presidente Dilma Rousseff | Adriano Machado/AFP
Hillary Clinton e Chávez durante a posse da presidente Dilma Rousseff (Foto: Adriano Machado/AFP)

Em um raro momento de cordialidade, em meio à disputa diplomática entre Estados Unidos e Ve­­nezuela, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e a secretária de Estado americana, Hillary Clin­­ton, apertaram as mãos e tiveram uma breve e amigável conversa em Brasília no sábado, durante a posse da presidente brasileira, Dil­­ma Rousseff, em Brasília.

"Nós nos cumprimentamos. Acho que ela estava entrando no salão, tinha um sorriso muito es­­pontâneo e eu retribui o cumprimento com a mesma efusividade", disse Chávez à imprensa ve­­nezuelana, após seu retorno a Caracas. "Foi um momento tran­­quilo, falamos sobre duas ou três coisas pontuais", afirmou.

Momento oportuno

Hugo Chávez não deu mais de­­talhes sobre a conversa com Hil­­lary Clinton, mas ela aconteceu no momento em que EUA e Venezuela começavam 2011 sem embaixadores em Wa­­shing­­ton e Caracas. Uma situação diplomática um tanto crítica para ambos os lados. Na se­­­­mana passada, os EUA revogaram o visto do embaixador da Venezuela, Bernardo Al­­va­­rez, após Chávez ter se recusado a aceitar em Caracas o em­­baixador dos EUA na Vene­­zuela, Larry Palmer.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.