Em um raro momento de cordialidade, em meio à disputa diplomática entre Estados Unidos e Venezuela, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, apertaram as mãos e tiveram uma breve e amigável conversa em Brasília no sábado, durante a posse da presidente brasileira, Dilma Rousseff, em Brasília.
"Nós nos cumprimentamos. Acho que ela estava entrando no salão, tinha um sorriso muito espontâneo e eu retribui o cumprimento com a mesma efusividade", disse Chávez à imprensa venezuelana, após seu retorno a Caracas. "Foi um momento tranquilo, falamos sobre duas ou três coisas pontuais", afirmou.
Momento oportuno
Hugo Chávez não deu mais detalhes sobre a conversa com Hillary Clinton, mas ela aconteceu no momento em que EUA e Venezuela começavam 2011 sem embaixadores em Washington e Caracas. Uma situação diplomática um tanto crítica para ambos os lados. Na semana passada, os EUA revogaram o visto do embaixador da Venezuela, Bernardo Alvarez, após Chávez ter se recusado a aceitar em Caracas o embaixador dos EUA na Venezuela, Larry Palmer.