O executiva-chefe da News International, divisão britânica da News Corp, Rebekah Brooks, pediu demissão nesta sexta-feira. O motivo é a crescente pressão pela sua saída, em meio a um escândalo de escutas telefônicas ilegais do tabloide News of the World, que faz parte do conglomerado de mídia. As denúncias levaram ao fechamento do jornal, no último domingo.

CARREGANDO :)

Brooks disse que sente "um profundo senso de responsabilidade pelas pessoas que nós machucamos e eu quero reiterar o quanto lamento pelo que agora sabemos que ocorreu". Em memorando interno, a executiva disse que entregou sua demissão ao executivo-chefe e presidente da News Corp, Rupert Murdoch, e para seu filho, James Murdoch, e esta foi aceita. Brooks foi editora do News of the World entre 2000 e 2003.

Brooks disse que agora estará "concentrada em corrigir distorções e rebater as alegações quanto a meu histórico como jornalista, editora e executiva". "Minha demissão torna possível para mim ter a liberdade e o tempo para dar minha completa cooperação a todas as investigações atuais e futuras", afirmou Brooks no memorando. Na terça-feira, ela comparecerá no Comitê de Cultura, Mídia e Esporte da Câmara dos Comuns, e também há uma apuração policial do caso em andamento.

Publicidade

A News Corp informou em comunicado que Tom Mockridge substitui Brooks como executivo-chefe da News International. Ele trabalhava na Sky Itália, onde era executivo-chefe desde o lançamento desta companhia, em 2003. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.