Judeus residentes em Berlim, na Alemanha, tiveram as casas vandalizadas durante a última semana, em meio a uma nova escalada da guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
De acordo com a imprensa alemã, a polícia recebeu diversas denúncias de estrelas de Davi desenhadas ou coladas nas paredes de edifícios onde pessoas judias vivem na cidade. A marca, que possui significado para o judaísmo, foi usada por Adolf Hitler durante o nazismo para intimidar e perseguir os judeus, identificando suas residências e comércios com o símbolo.
Uma judia disse ao portal Berliner Morgen Post que encontrou uma o desenho na noite de quinta-feira (12) rabiscado do lado de fora de seu prédio. Ela explicou que a porta da frente de seu prédio tem uma mezuzá, um talismã tradicional judaico.
Assim que notou a marca, a mulher, que pediu para não ser identificada, disse que observou se na área ao redor de seu imóvel havia outras estrelas pintadas, mas só foi encontrada em seu prédio. Nesse momento, ela contatou a polícia.
Outra vítima do vandalismo, identificada apenas como Yael, disse que mora em Berlim há oito anos e encontrou pichações em um imóvel próximo de onde mora, no caminho que seu filho faz para a escola. “É um soco no estômago”, afirmou.
A polícia alemã comunicou a abertura de uma investigação sobre os episódios e reforçou a segurança ao redor dos locais da comunidade judaica em Berlim.
Os casos de antissemitismo foram intensificados desde o início da guerra no Oriente Médio no dia 7 de outubro. Israelenses que vivem em outro países europeus, como a França, já denunciam uma série de ameaças de apoiadores do Hamas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada