Para lembrar os 75 anos da chamada Noite dos Cristais Quebrados, data em que diversas sinagogas foram destruídas pelos nazistas, o papa Francisco comentou neste domingo que "os judeus são nossos irmãos mais velhos, os mais velhos." O pronunciamento ocorreu do alto da janela do Palácio Apostólico do Vaticano, depois da oração do Ângelus dominical. Diante de milhares de pessoas que acompanharam a cerimônia da Praça de São Pedro, o pontífice afirmou que a data "marcou um triste passo rumo à tragédia do Holocausto."
Hamas ganha voz feminina
O governo do Hamas da Faixa de Gaza nomeou pela primeira vez uma mulher como porta-voz do grupo. A escolha da jornalista Isra Almodallal, que tem 23 anos e fala inglês fluentemente, faz parte de um esforço do Hamas para apresentar uma imagem mais amistosa aos seus cidadãos e ao público internacional. Almodallal assumiu um posto que é normalmente detido por homens linha-dura e que costumavam expressar uma oposição mais forte a Israel. "Nós estamos olhando adiante para ter uma linguagem diferente e única", afirmou a nova porta-voz.
Arte e sofrimento
O pintor russo Piotr Pavlenski foi internado ontem depois de pregar seus testículos com um martelo na Praça Vermelha, em Moscou. Segundo o artista, a ação que chamou de "Fixação" foi um protesto contra as políticas do Kremlin. Completamente nu e com os testículos pregados nos paralelepípedos da praça, Pavlenski ficou imóvel durante mais de uma hora olhando o ferimento, numa ação que representou a "metáfora da apatia, a indiferença política e o fatalismo da sociedade russa atual", explicou.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp