Ouça este conteúdo
O ex-presidente americano Donald Trump, que gerou polêmica ao elogiar o mandatário russo, Vladimir Putin, criticou a resposta do atual governante dos Estados Unidos, Joe Biden, à crise entre Rússia e Ucrânia, horas antes do início das ações militares russas no país vizinho.
"Em minha gestão isto não teria ocorrido", comentou Trump em entrevista à jornalista Laura Ingraham, da emissora "Fox News".
Na opinião do magnata, que há alguns dias tinha afirmado que Putin era "muito inteligente" por reconhecer duas regiões separatistas da Ucrânia como independentes, o presidente russo se atreveu a avançar com os seus planos porque viu "a fraqueza" dos EUA.
No entanto, o ex-mandatário americano descreveu como "terrível" a operação militar russa lançada contra a Ucrânia.
"É algo muito triste para o mundo, para o país e é certamente muito triste para muitas pessoas que vão ser mortas desnecessariamente", acrescentou.
Entretanto, Trump voltou a justificar a postura de Putin de certa forma, afirmando que não pensava que o presidente russo queria tal situação desde o início.
"Penso que ele queria fazer algo e negociar, mas as coisas foram de mal a pior", argumentou, criticando a resposta da gestão do democrata Biden.