Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diz Wall Street Journal

Em operação secreta, Maduro vendeu toneladas de ouro para a África

Ditador da Venezuela, Nicolas Maduro
Ditador da Venezuela, Nicolas Maduro (Foto: HO/Venezuelan Presidency/AFP)

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, exportou 7,4 toneladas de ouro para a Uganda, em uma operação secreta para desviar das sanções impostas pelos Estados Unidos, segundo reportagem do jornal Wall Street Journal, publicada nesta terça-feira (18). O valor de mercado para esta quantidade de ouro é de mais de US$ 300 milhões (R$ 1,15 bilhões).

O porta-voz da polícia nacional de Uganda, Fred Enanga, disse ao WSJ que o ouro foi embarcado em Caracas em uma aeronave russa fretada e chegou ao aeroporto internacional de Entebbe, na Uganda.

Desde o início do ano, a imprensa internacional vem relatando operações como esta. Com a diminuição das receitas vindas do petróleo, Maduro está secando as reservas de ouro da Venezuela. No início de junho, ele anunciou que investirá mais de 7 bilhões de euros entre 2019 a 2025 para produzir 80 toneladas de ouro por ano, 1 milhão de quilos de diamantes, 12 mil toneladas de níquel e 35 mil toneladas de coltan - uma mistura dos minerais columbita e tantalita.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.