Vaticano divulga agenda do Papa no Brasil
Papamóvel será utilizado em desfiles junto aos fiéis em celebrações. Papa fará discurso logo na chegada ao país, quando será recebido por Lula.
O Papa Bento XVI recebeu hoje um presente original, por seu 80º aniversário: um museu consagrado a sua vida pessoal e espiritual, construído na casa onde nasceu, no pequeno município bávaro de Marktl am Inn, na Alemanha.
O bispo de Passau, Wilhelm Schraml, qualificou hoje a casa-museu, que será inaugurada neste domingo, de "pequeno presente de aniversário" para o Pontífice, que completará 80 anos no dia 16 de abril.
O bispo Schraml vê a casa onde Bento XVI nasceu "não como um puro lugar comemorativo de memória, mas como um lugar vivente de reencontro".
Na exposição, que ocupa os dois andares da casa, é possível visitar o quarto onde o Papa nasceu, e fazer um passeio por diferentes episódios de sua vida, entrando em sua obra teológica.
O museu tem abertura ao público prevista para abril, e será fechado entre novembro e março, segundo informou a imprensa alemã.
A Prefeitura de Marktl am Inm dedicou-se à celebração do 80º aniversário de seu filho mais ilustre, para a qual programou diferentes atos.
De acordo com a programação, a casa-museu será inaugurada no domingo. Na segunda-feira, dia do aniversário do Pontífice, está prevista a mudança de nome da Marktplatz, praça onde está a casa em que Ratzinger nasceu, em 1927, que passará a se chamar "Praça do Papa Bento XVI".
Em março de 2006, a "Fundação Casa Natal do Papa Bento XVI" comprou da proprietária Claudia Dandl a casa onde Ratzinger nasceu, para transformá-la em um museu. O imóvel tem mais de 250 anos.
Embora não haja dados oficiais sobre quanto a fundação pagou pela casa do Papa, a imprensa alemã afirma que foram desembolsados �3,5 milhões.
A fundação está ligada à família de Joseph Frings (1887-1978), que foi cardeal de Colônia.
Quando Joseph Ratzinger era professor de Teologia em Bonn, foi assessor do Arcebispado de Colônia durante o Concílio Vaticano II.
A Prefeitura de Marktl am Inn, um município bávaro de 2.700 habitantes, também tentou adquirir a casa de Bento XVI, mas não pôde comprá-la por falta de dinheiro.
A casa onde Ratzinger nasceu, em 16 de abril de 1927, e viveu em seus dois primeiros anos de vida, foi transformada em um centro de peregrinação e atração turística, desde que foi escolhido Papa.
A proprietária decidiu vender o edifício - construído em 1700 e mantido sob proteção - pouco depois da escolha de Ratzinger como Papa, porque estava cansada dos vários peregrinos que fotografavam a casa e perturbavam a tranqüilidade de sua família.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião