• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira (13) para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para parabenizá-lo pela conquista do Prêmio Nobel da Paz. Na conversa de dez minutos, Lula aproveitou para falar sobre a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em dezembro, em Copenhague (Dinamarca).

Lula defendeu o estreitamento do diálogo entre os países para que cheguem a um acordo para nova meta de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. Em um encontro sobre o clima, encerrado no último dia 9, na Tailândia, o negociador americano, Jonathan Pershing, deixou claro que seu governo não aceitará uma extensão do atual entendimento, que exige de 37 países industrializados que cheguem a 2012 com um nível de emissões 5% menor em comparação a 1990.

Os Estados Unidos, um dos líderes na emissão de poluentes, estimam cortar apenas 17%, até 2020, das emissões em relação aos patamares de 2005. Eles também não aderiram ao Protocolo de Quioto, que estabelece metas de diminuição das emissões de gás carbônico.

Nesta terça-feira, a reunião entre o presidente Lula e ministros para definir a posição que será defendida pelo Brasil na conferência de Copenhague terminou sem consenso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]