O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira (13) para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para parabenizá-lo pela conquista do Prêmio Nobel da Paz. Na conversa de dez minutos, Lula aproveitou para falar sobre a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em dezembro, em Copenhague (Dinamarca).

CARREGANDO :)

Lula defendeu o estreitamento do diálogo entre os países para que cheguem a um acordo para nova meta de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. Em um encontro sobre o clima, encerrado no último dia 9, na Tailândia, o negociador americano, Jonathan Pershing, deixou claro que seu governo não aceitará uma extensão do atual entendimento, que exige de 37 países industrializados que cheguem a 2012 com um nível de emissões 5% menor em comparação a 1990.

Os Estados Unidos, um dos líderes na emissão de poluentes, estimam cortar apenas 17%, até 2020, das emissões em relação aos patamares de 2005. Eles também não aderiram ao Protocolo de Quioto, que estabelece metas de diminuição das emissões de gás carbônico.

Publicidade

Nesta terça-feira, a reunião entre o presidente Lula e ministros para definir a posição que será defendida pelo Brasil na conferência de Copenhague terminou sem consenso.