Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Em terceiro dia de ataques, Israel anuncia “cerco total” na Faixa de Gaza

Autoridades israelenses inspecionam os danos em um prédio atingido por um foguete supostamente lançado de Gaza, na cidade de Ashkelon, nesta segunda-feira (9) (Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI)

Ouça este conteúdo

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, deu ordens nesta segunda-feira (9) de "cercar totalmente" a Faixa de Gaza no terceiro dia de conflito após o início dos ataques sem precedentes do grupo terrorista Hamas contra o território israelense no final de semana.

"Impomos um cerco total à Gaza, nada chegará lá, nem eletricidade, nem comida, nem água, nem gás, tudo está bloqueado. Estamos lutando contra terroristas bárbaros e responderemos de acordo", afirmou Gallant por meio de um vídeo de seu gabinete.

O anúncio foi feito logo após o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, afirmar que as tropas israelenses retomaram o controle das comunidades ao redor da Faixa de Gaza. De acordo com o almirante, os terroristas do Hamas na região foram todos combatidos depois da formação de quatro divisões de combate criadas no sul do país.

Israel mantém um bloqueio aéreo, terrestre e marítimo à Faixa de Gaza desde 2007, quando o Hamas assumiu o controle do enclave que, com 2,2 milhões de habitantes, tem uma única central elétrica que necessita de combustível para funcionar e abastecer hospitais, casas e abrigos.

No sábado (7), Israel declarou estado de guerra depois do Hamas ter lançado um ataque múltiplo por terra, mar e ar, que pegou o país de surpresa, em uma escala sem precedentes, com o lançamento de milhares de projéteis e incursões terrestres em solo israelense, onde dezenas de cidadãos foram executados ou sequestrados.

Até o momento, o número aproximado de mortos no conflito entre o Hamas e o governo de Israel chega a 1.200 pessoas e mais de 2 mil feridos.

Desde o início dos ataques, o grupo terrorista capturou mais de 100 reféns israelenses, entre eles idosos, mulheres, crianças e até famílias inteiras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.