Pelo menos 42 insurgentes morreram neste domingo, o terceiro dia de uma operação lançada pelas forças de segurança do Afeganistão para recuperar o distrito oriental de Dangam, parcialmente nas mãos dos talibãs há mais de um mês, informou o porta-voz dos militares para o leste do país à Agência Efe.
As tropas afegãs do exército, em parceria com as forças aéreas, conseguiram recuperar várias áreas montanhosas de Dangam desde a ofensiva começou na na sexta-feira, disse Numan Hatifi.
O porta-voz militar acrescentou que durante esta operação dois soldados afegãos morreram e oito ficaram feridos, e se mostrou otimista ao garantir que os insurgentes "resistem" nas últimas áreas que ainda estão em seu poder.
Os talibãs negaram ter perdido território e acusaram o exército afegão de pretender elevar a moral de suas tropas com "propaganda", segundo o porta-voz do grupo, Zabiullah Mujahid.
Outros 60 talibãs morreram no primeiro dia de ofensiva no distrito, atacado em 14 de dezembro por 1.200 insurgentes que conseguiram derrubar as milícias pró-governo de várias áreas do estado.
O Afeganistão atravessa um dos momentos mais complicados desde a invasão dos Estados Unidos e o final do regime talibã, há mais de uma década, com um aumento nos últimos meses dos ataques insurgentes e de vítimas civis.
As forças da Otan e dos Estados Unidos deram por encerrada sua missão de combate no final de 2014 e começaram a operação de assessoria Apoio Decidido, apesar de terem mantido apoio aéreo às forças afegãs no terreno.