Um ex-funcionário da afiliada da rede de televisão CBS em San Antonio, no estado americano do Texas, expôs um treinamento de diversidade e inclusão em que os jornalistas teriam sido instruídos a "parar de pensar em termos de jornalismo objetivo", segundo uma reportagem publicada pelo grupo Project Veritas na terça-feira.
Em vídeo publicado pelo grupo, Brett Mauser, ex-produtor comercial da CBS San Antonio, alega que a emissora promove ideologia política, em vez de jornalismo objetivo.
De acordo com o relato, uma instrutora chamada para um treinamento de competências multiculturais disse aos jornalistas: "Durante essa oficina, eu os desafio a parar de pensar em termos de jornalismo objetivo. Nós discutiremos por que isso não é mais realmente viável. Mas pensem em termos de precisão, imparcialidade e transparência", disse a instrutora Christina Karaoli Taylor.
Brett Mauser disse em sua entrevista que essa afirmação o surpreendeu. "Na minha cabeça, se o jornalismo não é objetivo, é propaganda", opinou.
Em outra ocasião, o chefe do escritório de diversidade da empresa controladora da CBS San Antonio afirmou que os indicadores de desempenho das emissoras vão mudar para refletir diversidade e inclusão.
"Vamos responsabilizar as estações porque sabemos que isso é importante para a organização. Os [indicadores-chave de desempenho] vão mudar. Eles vão refletir a diversidade e a inclusão do ponto de vista da representação", disse Grady Tripp, em vídeo gravado por Mauser.
"Isso não tem a ver [com a função de oferecer notícias]. Tudo é narrativa. Trata-se de empurrar uma agenda", disse Mauser em sua entrevista ao falar sobre o comentário de Tripp.
A CBS San Antonio disse que as alegações do ex-funcionário representam uma "grave falta de compreensão" sobre os valores de inclusão, diversidade e equidade no trabalho jornalístico. Em comunicado ao Project Veritas, a empresa afirmou:
"Essas afirmações de um ex-funcionário são um grave mal-entendido sobre o que significa valorizar a inclusão, a diversidade e a equidade em uma redação. Essa falta de compreensão é exatamente a razão de estarmos fazendo este treinamento. Um funcionário que não é jornalista gravou secretamente um treinamento de inclusão, onde nossos jornalistas receberam ferramentas e informações e compartilharam perspectivas sobre como podemos servir melhor a todo o nosso público. O trabalho de um jornalista é apresentar a verdade e relatar os fatos, não fornecer opiniões. O nosso programa de inclusão torna nosso jornalismo mais forte, especialmente para comunidades que não têm sido bem servidas por nossa indústria. Vamos continuar este importante trabalho."
Criado em 2011, o Project Veritas é uma organização jornalística sem fins lucrativos que define como seu principal objetivo expor corrupção, desonestidade, desperdício, fraude e outras condutas impróprias em instituições públicas e privadas.
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