• Carregando...
Imagem do vídeo feito pela polícia do Arizona | MARIANA POLICE DEPARTMENT / HAN/EFE
Imagem do vídeo feito pela polícia do Arizona| Foto: MARIANA POLICE DEPARTMENT / HAN/EFE

Um vídeo divulgado na terça-feira (14) pelo Departamento de Polícia de Marana, cidade do estado americano do Arizona, mostra um oficial de polícia atropelar em alta velocidade um suspeito armado. A imagens tiveram grande repercussão nos Estados Unidos num momento em que o uso abusivo da força por policiais provoca tensões no país.

O homem atingido pela viatura em 19 de fevereiro é Mario Valencia, de 36 anos, e sobreviveu ao atropelamento. Valencia responde por diversas acusações. O sargento Chris Warren afirmou que o suspeito teria assaltado uma loja de conveniência em Tucson, arrombado uma igreja, invadido uma casa e roubado um carro. Ainda segundo a polícia, Valencia dirigiu o carro roubado até Marana, onde furtou uma arma em um supermercado.

O oficial responsável pelo atropelamento foi identificado como Michael Rapiejko. De acordo com Warren, ele estava afastado porque o incidente foi enquadrado como uso abusivo da força. A Promotoria do Condado de Pima, porém, livrou Rapiejko das acusações e o policial voltou ao departamento, disse o sargento.

O vídeo traz fortes imagens capturadas por câmeras instaladas em dois veiculos diferentes e mostra Valencia andando com um rifle. O homem chega a atirar para o alto.

A partir de uma das câmeras, é possível ver um oficial dirigindo lentamente seu carro enquanto persegue o suspeito. O oficial da Polícia do Arizona avisa seus colegas para se afastarem. Poucos segundos depois, outra viatura da polícia local aparece no vídeo em alta velocidade e acerta Valencia. Em seguida, oficiais armados rapidamente aparecem na cena da batida.

Nesta segunda-feira, no Oklahoma, um homem negro foi morto por um policial branco voluntário após o oficial aparentemente confundir a arma com uma pistola taser. Na semana passada, o agente branco Michael Slager matou a tiros o motorista negro Walter Scott em North Charleston, na Carolina do Sul. O caso causou grande comoção nos Estados Unidos e reacendeu o debate sobre racismo e uso excessivo da força pela polícia americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]