Merrick Garland, durante coletiva em Washington na semana passada: equipe centralizará esforços para apurar atrocidades cometidas na guerra da Ucrânia| Foto: EFE/EPA/ERIC LEE
Ouça este conteúdo

O procurador geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, iniciou nesta terça-feira (21) uma visita não anunciada à Ucrânia para abordar os esforços internacionais para investigar crimes de guerra cometidos pela Rússia no território ucraniano.

CARREGANDO :)

De acordo com um comunicado do Departamento de Justiça dos EUA, Garland se reuniu com a procuradora geral ucraniana, Iryna Venediktova, na passagem de Krakovets, na fronteira com a Polônia.

Ambos discutiram “os esforços dos EUA e internacionais para ajudar a Ucrânia a identificar, capturar e processar os indivíduos implicados em crimes de guerra e atrocidades na Ucrânia”, segundo o comunicado.

Publicidade

Neste contexto, Garland anunciou a criação da Equipe de Responsabilização por Crimes de Guerra, que será liderada pelo jurista veterano do Departamento de Justiça Eli Rosenbaum, com o objetivo de centralizar e reforçar os esforços para processar os responsáveis por crimes na Ucrânia.

Com esta iniciativa, Washington pretende promover a investigação das violações dos direitos humanos e prestará assistência técnica em processos penais, coleta de provas, análise jurídica e trabalho forense, acrescenta o texto.

A equipe conduzirá também investigações sobre possíveis crimes que se encontram sob a jurisdição dos EUA, como o assassinato de jornalistas americanos.

“Não há esconderijo para os criminosos de guerra. O Departamento de Justiça procurará por todos os cantos para responsabilizar os que cometem crimes de guerra e atrocidades na Ucrânia”, disse Garland.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade