Londres - Pelo menos um brasileiro está entre os convidados das bodas reais. O embaixador do Brasil em Londres, Roberto Jaguaribe, já confirmou a presença no casamento de William e Kate Middletown. De acordo com o protocolo, devem receber convites todos os embaixadores que estejam representando seus países em Londres, com exceção daqueles que venham de locais com que haja algum problema diplomático. O embaixador da Líbia receberia um convite, mas, com a intensificação dos conflitos em seu país, acabou sendo excluído da lista de 1,9 mil convidados.
O preço total do evento, com participantes, procissão de carruagens, banquete, noite dançante em Buckingham e um esquema de policiamento gigantesco, não está sendo divulgado. O que se sabe é que a família real "pagará por tudo o que estiver relacionado ao casamento" propriamente dito: a cerimônia na Abadia de Westminster, as flores, a procissão e as recepções.
O príncipe Charles ficará encarregado da maior parte dos outros custos, principalmente o jantar dançante para 300 pessoas em Buckingham, enquanto a rainha ficará com o café da manhã para 650 convidados, que mobilizará uma tropa de 21 cozinheiros.
Os pais de Kate Middleton, que fizeram fortuna montando uma empresa de artigos para festas, também colocaram a mão no bolso, gastando cerca de 100.000 libras (113.000 euros), acredita o Sunday Times.
Deve ser suficiente para pagar a suíte no hotel de luxo onde sua filha passará sua última noite de solteira com sua família (ou seja, um total de cerca de 20.000 libras, ou 22.000 euros) ou ainda a lua de mel, cujo destino permanece desconhecido.
Há ainda o vestido de noiva, que deverá ser mais discreto por causa da crise do que o usado por Diana, mas que deve ter custado pelo menos 30.000 libras (33.000 euros).
Os britânicos, que no momento são submetidos a uma austeridade excepcional, também vão pagar pelo impressionante esquema de segurança que garantirá a proteção da família real e das cabeças coroadas, celebridades e outros oficiais convidados do casamento.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião