O embaixador dos Estados Unidos na Colômbia, Michael McKinley, reiterou neste sábado (17) a importância do apoio de Washington à luta do país contra o narcotráfico e as milícias armadas.
"É um forte apoio que continua vigente, e acho que o resultado está visível para todos", disse o diplomata durante uma cerimônia em memória do 10º aniversário do 11/9 em um posto militar de saúde em Bogotá.
McKinley explicou que a colaboração de Washington com Bogotá "se mede não só pelos US$ 7 bilhões em assistência" (que a Casa Branca dispôs nos últimos 10 anos ao chamado Plano Colômbia) "mas também por um compromisso pessoal, humano e político com os colombianos e com as Forças Armadas e a Polícia Nacional da Colômbia".
O evento foi organizado pela embaixada americana e a Corporação Matamoros, entidade privada sem fins lucrativos criada para ajudar policiais mortos em combate e suas viúvas, órfãos e familiares.
A homenagem foi dedicada às 2.983 pessoas que morreram nos atentados às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. No aniversário do ocorrido, McKinley liderou uma celebração na sede diplomática.