Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia

Embaixador dos EUA pede mais sinceridade à China sobre origem da Covid-19

O ditador chinês, Xi Jinping: comentário do embaixador vem um dia após reportagem revelar conclusão do Departamento de Energia americano de que vírus “muito provavelmente” teve origem laboratorial (Foto: EFE/JOÉDSON ALVES)

Ouça este conteúdo

O embaixador dos Estados Unidos na China, Nicholas Burns, disse nesta segunda-feira (27) que Pequim precisa mostrar mais sinceridade sobre a origem da Covid-19 se quiser trabalhar com o governo americano.

“A China deveria ser mais honesta sobre o que aconteceu há três anos, em Wuhan, com a origem da crise da Covid-19”, disse o diplomata durante um evento virtual da Câmara de Comércio dos EUA, informou a emissora CNN.

Burns, que está no cargo há pouco menos de um ano, acrescentou que tanto o balão chinês que os EUA classificaram como espião como a posição do governo do ditador Xi Jinping sobre a guerra na Ucrânia são as questões mais importantes para os Estados Unidos em relação ao país asiático.

Os comentários do diplomata são feitos um dia após o Departamento de Energia dos EUA ter se juntado a outras agências federais, como o FBI, para concluir que a Covid-19 “muito provavelmente” teve origem em um laboratório chinês, de acordo com uma reportagem do The Wall Street Journal.

O jornal observou que quatro outros departamentos dos EUA continuam a acreditar que o surto de coronavírus foi provavelmente o resultado de transmissão natural, enquanto outros dois estão indecisos.

A conclusão do Departamento de Energia é o resultado da leitura de novas informações. A pasta tem 17 laboratórios nacionais, alguns dos quais realizam investigação biológica avançada, de acordo com o jornal.

Sem confirmar as informações do artigo, o porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, John Kirby, frisou nesta segunda-feira que não existe consenso no governo sobre a origem da pandemia e que Washington quer “fatos” a fim de evitar outras pandemias no futuro.

O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu no início de seu mandato, em maio de 2021, para o setor de inteligência investigar como a pandemia foi desencadeada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.