A emigração de mexicanos, principalmente para os Estados Unidos, está diminuindo significativamente, com menos cidadãos deixando o próprio país em busca de emprego no exterior, em meio à crise econômica mundial, informou o governo do México. Atualmente, há cerca de 11,8 milhões de mexicanos vivendo nos EUA.
O fluxo legal e ilegal de mexicanos caiu mais de 50% no período de 12 meses encerrado em agosto de 2008, em comparação à mesma época do ano anterior, de acordo com Eduardo Sojo, presidente do departamento nacional de Estatísticas, Geografia e Informação. Ele atribuiu a queda às condições econômicas adversas, que motivam os mexicanos a permanecerem no país. "Há uma tendência de queda no número de pessoas indo para o exterior, mas também não detectamos, até agora, nenhum aumento na quantidade de pessoas retornando para o México", disse ele.
Sojo acrescentou que caiu para 204 mil o número de mexicanos deixando o país menos os que retornam do exterior, enquanto de agosto de 2007 a agosto de 2008 esse cálculo foi de 455 mil.
A quantidade de mexicanos de volta ao país sofreu pouca alteração, recuando para 450 mil no período encerrado em agosto de 2008, contra 478 mil do ano anterior.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião