Ouça este conteúdo
O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, se reuniu nesta segunda-feira (13) com o sheik Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e vice-comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos. Foi a primeira visita de um premiê israelense ao país árabe, com quem Israel normalizou relações diplomáticas em 2020.
No Twitter, Bennett disse que no encontro “histórico” os dois líderes ressaltaram o “desejo comum de aprofundar e fortalecer a cooperação, a paz entre os dois países e as relações econômicas entre eles”.
“Instruí todos os envolvidos a agirem com vigor para que possamos assinar um acordo de livre comércio em breve”, acrescentou o primeiro-ministro de Israel, que agradeceu Al Nahyan “por uma recepção particularmente calorosa e por conversas profundas, honestas e significativas”.
A agência de notícias estatal dos Emirados Árabes Unidos informou que os dois líderes discutiram “cooperação bilateral” em áreas como “agricultura, segurança alimentar, energia renovável, tecnologia avançada, saúde e outros setores vitais”.
O acordo que normalizou as relações entre os dois países foi anunciado em agosto de 2020 e assinado um mês depois na Casa Branca com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O termo Acordos de Abraão passou a ser usado para descrever esse compromisso e também acordos de Israel com Bahrein, Marrocos e Sudão.