Os Emirados Árabes Unidos (EAU) abriram oficialmente neste domingo (17) sua primeira grande usina de energia solar, disseram em comunicado as três empresas responsáveis pelo projeto.
A usina solar Shams 1 de 100 megawatts (MW) levou três anos para ser construída pelas empresas Masdar dos EAU, Total, da França, e pela espanhola Abengoa e custou cerca de 600 milhões de dólares.
Shams 1 é um dos maiores projetos de energia solar do mundo e é, sem dúvida, a maior usina solar em uma região dependente de combustível fóssil que está muito atrás de grande parte da Europa, das Américas e da Ásia, em relação à energia renovável.
"A região precisa atender a sua crescente demanda de energia, enquanto também se esforça para reduzir a sua pegada de carbono," disse o sultão Ahmed Al Jaber, presidente da Masdar, em um comunicado para comemorar a inauguração da usina.
O país pretende produzir sete por cento de sua eletricidade a partir de fontes alternativas até 2020. Em comparação, esta meta foi superada por 21 dos 27 países membros da UE há quatro anos.
Deixe sua opinião