GENEBRA - Os gases do efeito estufa alcançaram níveis recordes na atmosfera em 2004, disse a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) nesta terça-feira.

CARREGANDO :)

Um boletim da agência das Nações Unidas informou que o gás carbônico, o metano e o óxido nitroso atingiram seus maiores níveis no ano retrasado. Especialistas acreditam que o aumento da concentração destes gases na atmosfera é responsável pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas no planeta.

As autoridades da OMM também indicaram que não será uma surpresa se 2005 registrar um novo recorde de aumento dos níveis de gás carbônico de um ano a outro.

Publicidade

- Observações globais coordenadas pela OMM mostram que os níveis de gás carbônico, o gás de efeito estufa mais abundante na atmosfera, continuam a subir constantemente e que não há sinais de mudança do quadro - disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

O gás carbônico é lançado em larga escala na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis, que inclui atividades como indústria e transporte. Segundo a OMM, a emissão deste gás é responsável por 90% do aquecimento na última década.