A companhia Tokyo Electric Power (Tepco), proprietária da usinanuclear Daiichi, no Japão, afirmou hoje que pode fechar permanentemente quatro reatores. "Haverá pouca chance, a não ser fechar os reatores de 1 a 4", disse o presidente da Tepco, Katsumata Tsunehisa, em entrevista à imprensa. A usina, que possui seis reatores, vem emitindo radiação desde que foi danificada pelo terremoto e pelo tsunami no dia 11 no país.

CARREGANDO :)

Segundo Tsunehisa, o destino dos reatores 5 e 6 deve ser decidido em conversas com o governo e as comunidades próximas. No entanto, o porta-voz do governo do Japão, Yukio Edano, disse que os outros dois reatores também serão permanentemente fechados, segundo informações da agência de notícias Kyodo. Edano afirmou que os reatores 5 e 6 serão fechados mesmo que eles não tenham apresentado danos.

Em outro comunicado, hoje, a Tepco informou que havia fumaça saindo da sala da turbina da usina Daini, a 11 quilômetros da Daiichi. A usina Daini também está paralisada e, segundo a empresa, a fumaça deve ser fruto de um problema em um circuito elétrico. A agência de segurança nuclear, porém, afirmou que não havia risco de vazamento radioativo nesse caso.

Publicidade
Veja também
  • Radiação no mar japonês supera em 3.355 vezes o limite
  • Fumaça em segunda usina nuclear de Fukushima dispersa
  • Orçamento adicional do Japão deve totalizar 2 tri de ienes