Urso polar Knut é apresentado ao público em Berlim

Ao lado do seu "pai adotivo", Thomas Dörflein, e do ministro do Meio Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, que o apadrinhou, o animal foi recebido por um batalhão de visitantes.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)

A euforia em torno do ursinho polar que virou celebridade no zoológico de Berlim não dava sinais de estar diminuindo na quarta-feira, quando uma gravadora lançou um single de uma música chamada "Knut is Cute" (Knut é fofo).

A Pool Music já vendeu 3.000 CDs a pouco menos de 6 euros cada um, mas sofre a concorrência de até 12 gravadoras, que vêm circulando músicas relacionadas a ursinhos na Internet.

Publicidade

- Sei que o número de outras músicas está crescendo, mas fomos os primeiros - disse um representante da Pool Music, segundo quem a demanda superou todas as expectativas e a gravadora já recebeu encomendas dos Estados Unidos e do Japão.

- Nossa música é diferente porque é cantada pelo próprio ursinho polar, enquanto as outras músicas são só sobre ele - disse o representante, que não quis divulgar a identidade do artista ao qual se referiu como "Ursinho Polar."

A empresa pagou uma quantia ao zoológico de Berlim, que registrou a marca do urso esta semana em seu nome. Mas o zoológico diz que o urso não deve ser visto como uma coisa comercial. - O zôo não é um empreendimento comercial, e sim uma instituição cultural e científica - disse um representante do zoológico.

- O mais importante é a criação correta do urso - disse o zoológico, acrescentando que a instituição descarta vender o ursinho, apesar das várias ofertas que recebeu no mundo todo.

Mesmo assim, as empresas estão ávidas para capitalizar em cima do personagem. Desde sua primeira aparição, na sexta-feira da semana passada, atraindo a imprensa do mundo inteiro, fãs já compraram mais de 2.400 Knuts de pelúcia.

Publicidade

empresa de doces Haribo vai lançar uma bala "Cudly Knut" em abril, e já prometeu ao zoológico de Berlim 5.000 euros, além de 10 centavos para cada embalagem vendida.

Knut ocupou até a capa desta semana da Vanity Fair em alemão. - Na semana passada tínhamos (a chanceler alemã) Angela Merkel na capa de nossa revista, esta semana é Knut - disse uma representante.

O ursinho foi rejeitado pela mãe e a reação inicial de alguns ambientalistas era de que ele fosse sacrificado, porque ele morreria se isso tivesse acontecido em condições naturais. Mas o zoológico decidiu mantê-lo vivo.