Enchentes assolaram milhares de vilarejos e cidades no sul e oeste da Índia nesta quarta-feira, forçando a remoção de 4,5 milhões de pessoas de suas casas, enquanto equipes de resgate lutavam para entregar comida e água potável aos desabrigados, informaram autoridades.
As chuvas de monções na Índia - vitais para a economia agrícola do país - provocaram enchentes em pelo menos cinco estados desde o fim de semana, matando cerca de 200 pessoas, alagando vilarejos e causando extensos danos a plantações.
Milhares de pessoas estavam isoladas sobre os telhados das suas casas nos estados de Maharashtra e Gujarat, muitos sem comida e água.
- Gritamos quando vimos os soldados, eles salvaram nossas vidas - disse Mulji Devalia, da cidade de Surat, referindo-se à chegada de soldados que fizeram o resgate de pessoas na região.
A produção industrial foi gravemente afetada na cidade costeira de Hazira. A unidade de gás da Oil and Natural Gas Corp. foi inundada e a produção ficou interrompida no complexo petroquímico dirigido pela Reliance Industries Ltd.
No estado de Andhra Pradesh, cerca de seis mil vilarejos foram alagados, deixando por volta de 1,5 milhão de desabrigados. Muitos se queixam da falta de alimentos e de sintomas como febre, diarréia e vômito.