A caverna onde foi enterrado Jesus Cristo foi encontrada em Jerusalém, afirma um documentário que será exibido pelo Discovery Channel. A informação foi publicada nesta sexta-feira pelo site "Ynetnews", do jornal israelense "Yedioth Ahronoth".
Segundo a publicação, a descoberta será divulgada numa coletiva de imprensa em Nova York, na segunda-feira. Se for comprovado que é verdadeiro, este será o mais importante achado arqueológico da história do mundo cristão.
O documentário foi produzido em conjunto pelo diretor James Cameron, ganhador do Oscar, e por Simcha Jacobovici, vencedor do prêmio Emmy. A história contada por eles começa em 1990, no bairro de Talpiyot, em Jerusalém, com a descoberta de uma caverna onde havia dez caixões.
De acordo com os documentário, os caixões guardam os restos mortais de Jesus de Nazaré, sua mãe Maria e Maria Madalena. As peças serão exibidas pela primeira vez na segunda-feira, em NY.
Embora a caverna tenha sido descoberta há quase 30 anos, os documentaristas foram os primeiros a estabelecer que ela foi de fato o local de enterro de Jesus e sua família.
O filme documenta os estágios da pesquisa sobre a caverna e os caixões e é resultado de três anos de trabalho. Segundo os realizadores, a pesquisa teve colaboração de cientistas internacionalmente reconhecidos, arqueólogos, especialistas em DNA e em antigüidades.