O ônibus espacial Endeavour completou na tarde desta sexta-feira a viagem de dois dias até a Estação Espacial Internacional (ISS) e se acoplou ao posto orbital, para entregar mais de duas toneladas de equipamento e uma das últimas vigas de sustentação da estrutura.
O comandante do ônibus, Scott Kelly, foi acionando devagar os jatos de direcionamento da nave para alinhar o anel de acoplagem do compartimento de carga do Endeavour com o encaixe montado na parte dianteira do módulo Destiny da estação.
Os anéis travaram às 15h02m (horário de Brasília), enquanto as duas espaçonaves flutuavam 344 km acima do Pacífico Sul.
"Bem-vindos a bordo", disse o comandante da estação, Fyodor Yurchikhin, quando soou o sino da estação para indicar a chegada do ônibus espacial, numa reprodução da tradição naval.
Apenas dois dos sete astronautas da Nasa a bordo do Endeavour já tinham ido à estação. A missão de que participou o engenheiro de vôo Rick Mastracchio aconteceu antes de haver tripulação morando na ISS, em novembro de 2000. O piloto Charles Hobaugh foi à estação em 2001.
"Estamos esperando por vocês", disse o engenheiro de vôo da estação, Clay Anderson, falando com Kelly enquanto o ônibus fazia a aproximação final.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano