Dezenas de pessoas morreram neste domingo em diferentes bombardeios da aeronáutica iraquiana e da coalizão internacional, assim como em enfrentamentos entre as forças iraquianas e os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) nas províncias de Al-Anbar (oeste) e Saladino, ao norte de Bagdá.

CARREGANDO :)

Uma fonte de segurança informou à Agência Efe que três homens armados e três civis faleceram, e outros dois homens armados ficaram feridos após um bombardeio lançado pela aviação iraquiana contra uma mesquita onde estavam os terroristas do EI no centro da cidade de Faluja.

Além disso, quatro civis morreram e outros seis ficaram feridos em um bombardeio das forças aéreas iraquianas contra o bairro de Al Bushayal, no norte de Faluja.

Publicidade

Enquanto isso, três civis morreram e outros quatro ficaram feridos por outra ofensiva aérea do Exército iraquiano contra um mercado popular no centro de Faluja.

Além disso, seis jihadistas morreram e outros quatro ficaram feridos por um bombardeio aéreo da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra duas casas onde estavam os jihadistas na população de Al Kanater, ao leste da cidade de Al Carma.

Por outro lado, uma fonte de segurança da província de Saladino informou que as forças de segurança, apoiadas pelas milícias xiitas da “Multidão Popular”, recuperaram hoje o controle de várias povoações que estavam sob o controle do EI nesse departamento.

As localidades liberadas, com apoio da aviação iraquiana, são Al Maliha al Garbiya, Al Maliha al Sharquiya, Al Baiji e uma zona industrial próxima à cidade de Biji, 30 quilômetros ao norte de Tikrit, capital da província de Saladino.

As forças iraquianas estão avançando rumo ao centro de Biji desde diferentes frentes para expulsar os jihadistas dessa população, enquanto os helicópteros bombardeiam as concentrações dos homens armados e seus veículos nessa cidade.

Publicidade

A mesma fonte acrescentou que as forças iraquianas, apoiadas pela “Multidão Popular”, libertaram também as povoações de Un al Talayeb e Samilat, ao sul de Samarra, 40 quilômetros ao sul de Tikrit.

A Polícia Federal e as milícias xiitas recuperaram também o controle de várias localidades na periferia de Al Dujail.

A fonte acrescentou que os enfrentamentos durante essas operações deixaram dezenas de mortos e feridos nas fileiras dos jihadistas.

As forças iraquianas lançaram recentemente uma ofensiva na província de Al-Anbar, cujo principal objetivo é recuperar a capital Ramadi, arrebatada do Exército pelos jihadistas em 17 de maio em uma operação relâmpago que forçou a fuga precipitada dos soldados iraquianos.