Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Temporada de monções

Enquanto seca provoca tragédia no Havaí, na Ásia chuvas fazem mais de 76 vítimas

Inundações em Bangladesh já deixam pelo menos 55 mortos. (Foto: voabangla.com)

Ouça este conteúdo

Enquanto o fogo assola o Havaí, nos Estados Unidos, na Ásia as inundações provocadas pela temporada de monções deixam vítimas na China e em Bangladesh. Em Xian, capital da província de Xianxim, no noroeste da China, deslizamentos ocasionados pelas chuvas ocasionaram a morte de 21 pessoas.

Já em Bangladesh, neste domingo (13) já são contabilizadas 55 mortes desde o início do mês de agosto, em decorrência das inundações e deslizamentos de terra especialmente no sudeste do país.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo, a catástrofe na China acontece em um período em que o país enfrenta um volume de chuvas no verão excepcionalmente alto. A situação é agravada pela passagem de dois tufões, o Doksuri e o Khanun, que deixaram um rastro de destruição e influenciam o clima.

Além das vítimas fatais, as chuvas afetam a vida de mais de um milhão de pessoas em Bangladesh. As precipitações são as mais fortes registradas nos últimos anos.

Segundo o portal de notícias VoaBangla.com, a região de Chittagong recebeu uma ajuda humanitária no valor de 250 mil libras esterlinas para as comunidades afetadas pelas inundações. Com o montante, mais de 18 mil pessoas afetadas em Bandarban, Rangamati e Cox's Bazar, onde foram registradas as 55 mortes, receberão assistência.

O auxílio humanitário será concedido pelo Reino Unido em colaboração com as entidades Caritas Bangladesh e a ActionAid Bangladesh e servirá para compra de alimentos, água potável, kits de higiene e saúde, além de manutenção de abrigos.

Centenas de povoados na região foram afetados pelo transbordamento de rios. O dia em que o maior volume de chuvas foi registrado, 7 de agosto, teve 312 milímetros de chuva. O número de mortos só deverá ser confirmado, de fato, quando as águas começarem a baixar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.