O novo enterro dos restos mortais do presidente chileno Salvador Allende, exumado recentemente, será privado e não teve a data divulgada, em respeito às vítimas do acidente aéreo ocorrido no país na sexta-feira passada, anunciou nesta quinta-feira sua família.
A decisão foi tomada diante da "dor que afeta o país pela tragédia no arquipélago Juan Fernández e em respeito ao sofrimento dos familiares das vítimas", informou a família Allende em declaração pública.
Estava previsto que os restos de Allende, que permanecem desde 27 de maio no Serviço Médico Legal (SML), de Santiago, fossem sepultados em ato público no domingo, 4 de setembro, em concomitância com o 41º aniversário de sua eleição como presidente do Chile.
A família Allende já havia anunciado no sábado que suspenderia temporariamente o ato que teria a participação de Maya Fernández, neta do líder socialista e o médico Oscar Soto, amigo do ex-presidente, que confirmou nesta quinta-feira o cancelamento definitivo.
Em sua declaração, a família lembra que no mesmo SML são submetidos a perícias, para ser identificados, os corpos encontrados em Juan Fernández, após a queda de um avião militar com 21 pessoas a bordo. Não houve sobreviventes.
O corpo de Allende foi exumado no início de uma investigação dirigida pelo juiz Mario Carroza, com o objetivo de determinar judicialmente as causas de sua morte.
Os exames, nos quais participou uma equipe internacional de especialistas, corroboraram a versão de que Salvador Allende se suicidou com disparo no queixo em 11 de setembro de 1973, no Palácio de La Moneda, durante o golpe que liderou Augusto Pinochet.
A família Allende lembrou que o funeral oficial do presidente socialista ocorreu em 4 de setembro de 1990, com honras de Estado, embora, "já tivesse sido enterrado anonimamente pela ditadura 17 anos antes". "Naquela oportunidade milhares de pessoas nos acompanharam em sua homenagem", assinalou a declaração da família Allende.
"Agradecemos profunda e sinceramente a todos que desejavam acompanhar-nos na sóbria cerimônia e esperamos que compartilhem conosco o sentimento de profundo respeito pelos parentes e a dor nacional diante da tragédia ocorrida em Juan Fernández", informa o texto.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião