O ex-líder da Líbia Muamar Kadafi será enterrado segundo os rituais muçulmanos dentro das próximas 24 horas, disse um comandante das forças do governo de transição nesta sexta-feira.
Testemunhas disseram que seu corpo tinha um tiro visível na cabeça.
"Ele receberá seu ritual como qualquer um muçulmano, seu corpo será lavado e tratado com dignidade. Espero que ele seja enterrado em um cemitério muçulmano dentro de 24 horas", disse o comandante Abdul-Salam Eleiwa, em Misrata, onde combatentes estão mantendo o corpo de Gaddafi em um frigorífico em uma antiga área comercial.
Ele disse que não sabia onde na Líbia ocorreria o enterro. Misrata era reduto dos rebeldes anti-Kadafi que derrubaram o líder líbio durante uma guerra civil de oito meses.
O corpo, que foi mostrado aos combatentes e a uma testemunha da Reuters, tinha um tiro visível na lateral da cabeça, além de hematomas e arranhões.
Havia sangue no corpo, mas muito menos do que aquele visto em um vídeo de Kadafi pouco depois de sua captura.
Combatentes gritavam "Deus é grande" ao serem conduzidos pelos guardas. Não havia autoridades do Conselho Nacional de Transição (CNT) no local.
Havia indícios nesta sexta-feira de uma disputa entre o CNT e os combatentes em Misrata, baluarte do movimento rebelde que derrubou Kadafi com a ajuda da Otan, sobre onde o corpo do líder que governou durante 42 anos seria enterrado.
Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Trump avalia impor tarifas contra Brasil e outros países que praticam guerra jurídica a favor da esquerda
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns