O maior satélite civil de telecomunicações da História, o Thaicom-4, do operador tailandês Shin Satellite, foi posto nesta quinta-feira em órbita por um foguete europeu Ariane-5, lançado da base espacial de Kuru, na Guiana Francesa. A entrada em órbita ocorreu apenas meia hora depois do lançamento, segundo o previsto, informou o consórcio europeu Arianespace.
O lançamento do Ariane-5 de Kuru ocorreu às 8h20 GMT (5h20 de Brasília), depois de uma interrupção de contagem regressiva de mais de uma hora e meia. A origem do problema surgiu em sistemas de ignição na plataforma quando faltavam apenas 15 segundos para a decolagem.
O satélite, com uma massa de mais de 6,5 toneladas, oferecerá durante seus 12 anos de vida capacidades de acesso à internet e serviços de multimídia a uma ampla região do sudeste asiático, Austrália e Nova Zelândia.
Colocodo em órbita a 120 graus de longitude leste, sobre a Indonésia, o satélite está equipado com 20 repetidores em banda Ka e outros 51 em banda Ku, o que lhe permitirá dispor de um grande potencial de transmissão de dados.
É o primeiro satélite de telecomunicações do mundo dedicado integralmente aos serviços de banda larga. O satélite Thaicom-4, o quarto lançado por Arianespace para Shin Satellite, foi construído pelo grupo americano Space Systems Loram em sua fábrica californiana de Palo Alto.
Inicialmente previsto para o começo de julho, o lançamento do foguete, a última versão dos chamados Ariane 5 genéricos, foi adiado duas vezes no mês passado. Este é o segundo vôo da Arianespace em 2005, depois do realizado em fevereiro, e é a 166ª missão desde que foram postos em funcionamento os foguetes europeus.