Houston – O ônibus espacial Atlantis atracou na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), e conseguiu cumprir sua nobre tarefa: descarregar lá, a 350 quilômetros da Terra, um componente de mais de 15 toneladas essencial para a retomada da montagem do posto avançado de pesquisa. O comandante de vôo, Brent Jett, acoplou a Atlantis à estação com sucesso, o que vai permitir a expansão da ISS três anos e meio depois da paralisação provocada pelo desastre com o ônibus espacial Columbia. Menos de duas horas depois, Jett e seus cinco companheiros de tripulação entraram na estação para cumprimentar o comandante Pavel Vinogradov, o engenheiro de vôo Jeff Williams e Thomas Reiter, da Agência Espacial Européia.

CARREGANDO :)

Partida

Vinogradov e Williams estão chegando ao fim de sua estada de seis meses em órbita. Reiter, que chegou em julho, vai continuar a bordo até a chegada da próxima missão, em dezembro. Antes de entrarem na ISS, os astronautas da Atlantis prepararam a entrega do componente da estrutura da estação, um novo conjunto de painéis solares que fornecerão energia a laboratórios que serão instalados em missões futuras. Os astronautas usaram o braço robótico do ônibus espacial para prender o suporte principal dos painéis, que foram levados ao espaço a bordo do compartimento de carga da nave. O suporte dos painéis solares, de 14 metros, foi transferido para o braço robótico da estação. Hoje a peça deve ser anexada à estação. A tripulação do ônibus espacial fará então o primeiro dos três passeios espaciais previstos para completar a instalação do componente, naquela que é considerada pela Nasa uma das missões mais complexas já executadas com os ônibus espaciais.

Publicidade

Ficha técnica

Peso da nave e da carga útil no lançamento: 122,5 toneladasDuração prevista da missão: 11 dias.Altitude de entrada em órbita: 225,3 kmAltitude de encontro com a ISS: 350,8 km.Objetivo da missão: Retomar a construção da ISS, parada desde o fim de 2002.Caminhadas espaciais: estão previstas três, hoje, amanhã e na quinta-feira, sétimo dia da missão, para a instalação dos painéis.