O conselheiro de Estado chinês, Tang Jiaxuan, se reuniu nesta quinta-feira em Pyongyang com o presidente da Coréia do Norte, Kim Jong-il, a quem levou uma mensagem especial do presidente da China, Hu Jintao, confirmou o Ministério de Relações Exteriores chinês.
- Trata-se de uma visita muito significativa, levando em conta as grandes mudanças na situação na península coreana - disse o porta-voz do Ministério, Liu Jianchao.
Tang, ex-ministro de Relações Exteriores, viajou como enviado especial de Hu. Ele chegou ontem à tarde (horário local) a Pyongyang, acompanhado dos vice-ministros Wu Dawei (representante chinês para as conversas nucleares) e Dai Bingguo.
- A visita nos dá uma oportunidade para trocar pontos de vista sobre relações bilaterais e a situação na península - afirmou Liu.
Liu acrescentou que não tinha informações sobre os detalhes específicos do encontro porque a delegação ainda não havia retornado, sem revelar a data da volta.
A mesma delegação na semana passada viajou aos Estados Unidos e à Rússia, antes de a ONU adotar a resolução 1718.
Liu espera que as conversas multilaterais sobre o programa nuclear norte-coreano sejam retomadas em breve e os esforços diplomáticos da China e da comunidade internacional dêem frutos.
A visita coincide com a viagem da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que se encontra em Seul e amanhã vai a Pequim.
Leia mais: O Globo Online
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou