Cerimônia do Dia Nacional de Taiwan em Taipei, em outubro de 2021: China aumentou tensões nos últimos anos| Foto: EFE/EPA/RITCHIE B. TONGO
Ouça este conteúdo

Uma equipe especial da Marinha dos Estados Unidos, responsável pela ação que matou o então líder do grupo terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, no Paquistão em 2011, está treinando para missões de ajuda a Taiwan em caso de invasão da China, afirmou o Financial Times em reportagem publicada na quinta-feira (12).

CARREGANDO :)

De acordo com o jornal britânico, a equipe Seal Team Six está realizando um treinamento específico para o socorro a Taiwan há mais de um ano na sede da unidade em Dam Neck, em Virginia Beach, a cerca de 250 quilômetros a sudeste de Washington.

Oficialmente, o Pentágono não confirma a informação. Um porta-voz do Departamento de Defesa disse ao Financial Times que as forças americanas “se preparam e treinam para uma ampla gama de contingências”.

Publicidade

Taiwan é administrada separadamente da China continental desde 1949, quando os nacionalistas, derrotados pelos comunistas na Guerra Civil Chinesa, se refugiaram na ilha. Pequim considera Taiwan uma província rebelde, a ser reincorporada até 2049, quando o fim do conflito completará cem anos.

Taipei denuncia com frequência incursões chinesas no espaço aéreo e nas águas territoriais de Taiwan, o que tem feito os Estados Unidos aumentarem a ajuda militar aos taiwaneses.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]