O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan| Foto: EFE/Juan Carlos Hidalgo
Ouça este conteúdo

Depois de participar da COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Dubai (Emirados Árabes), Recep Tayyip Erdogan disse neste sábado (2) que não reconhece o Hamas como uma “organização terrorista”. A declaração do presidente da Turquia foi dada numa entrevista a jornalistas durante o retorno do mandatário ao seu país, segundo a emissora turca NTV.

CARREGANDO :)

Erdogan abordou o tema após o subsecretário do Departamento do Tesouro dos EUA, Brian Nelson, dizer estar preocupado com o apoio da Turquia ao grupo extremista. “Não importa o que digam, nunca poderei aceitar o Hamas como uma organização terrorista. Não posso descrevê-lo como tal”, teria dito o presidente turco, reforçando sua já conhecida simpatia pelos extremistas palestinos.

"A destruição do Hamas não é um cenário realista. Se colocarmos a solução de dois Estados no centro agora, as questões de Gaza e as ameaças mútuas desaparecerão de qualquer maneira. Isto precisa ser resolvido a partir de agora. A exclusão do Hamas significa a eliminação do Hamas”, completou Erdogan, criticando especialmente as posturas de Estados Unidos e Reino Unido, que, segundo ele, querem exterminar o Hamas.

Publicidade