• Carregando...

O governo turco afirmou nesta sexta-feira (14) que vai cumprir a ordem judicial que determina a suspensão da reforma do Parque Gezi, em Istambul, até que os tribunais decidam definitivamente sobre o futuro do espaço público. O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan se reuniu novamente na quinta à noite com representantes dos protestos contra a demolição do parque, por quatro horas, que descreveram o encontro como positivo. O governo também anunciou uma investigação sobre a violência policial durante as mais de duas semanas de manifestações.

Ainda não está claro se os manifestantes que estão acampados no parque para impedir a sua demolição vão encerrar o protesto após a promessa do governo, ou se a polícia será acionada para desalojá-los. Na quinta-feira, o premier deu um ultimato aos manifestantes, afirmando que a paciência acabou e pedindo que eles deixassem o local, dois dias após tropas de choque terem retirado ocupantes à força da Praça Taksim, ao lado do parque.

Tayfun Kahraman, do grupo Solidariedade Taksim, descreveu a decisão do premier como positiva e afirmou que os manifestantes vão avaliar os resultados da reunião nesta sexta-feira. A Plataforma Taksim - que reúne associações que deram início aos protestos contra a construção de um shopping no Parque Gezi - havia rejeitado a realização de um referendo sobre o futuro do local.

O número de mortos desde o início da onda de protestos na Turquia há duas semanas subiu para cinco. O projeto para demolir o Parque Gezi, um dos poucos espaços verdes no centro de Istambul, foi o estopim das maiores manifestações no país na última década.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]