Recep Tayyip Erdogan, atual presidente da Turquia, garantiu a vitória no segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo (28). Faltando poucos votos a serem apurados, o autocrata teria conseguido 52,16% dos votos, segundo fontes oficiais. Erdogan venceu o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu num segundo turno apertado.
Após os primeiros números da apuração serem divulgados, o primeiro-ministro ultranacionalista da Hungria, Viktor Orbán, parabenizou Erdogan por sua vitória "inquestionável". "Parabéns ao presidente Erdogan por sua vitória eleitoral inquestionável", escreveu Orbán no Twitter.
Mais de uma hora antes do anúncio, quando ainda não se sabia quem havia ganhado, o emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al Thani, já havia parabenizado Erdogan "por sua vitória" no pleito.
Em 14 de maio, no primeiro turno, nenhum dos candidatos obteve a maioria necessária para se tornar chefe de Estado. Naquele dia, Erdogan obteve 49,5% dos votos, contra 44,9% de Kiliçdaroglu.
As urnas ficaram abertas por nove horas neste domingo, entre 8h e 17h (horário local; 2h e 11h de Brasília), para que cerca de 61 milhões de pessoas pudessem votar.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara