Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Ernesto chega com ventos fracos à Flórida

Nova Iorque – A tempestade tropical Ernesto perdeu força após passar por Cuba e chegou ontem à noite ao estado da Flórida (EUA) com ventos de cerca de 70 km/h. Ainda havia possibilidade, porém, de que Ernesto voltasse a ser um furacão, como ocorreu do mingo.

O presidente George W. Bush visitou ontem Nova Orleans, no dia do primeiro aniversário da passagem do furacão Katrina – que deixou 1,5 mil mortos na região. Ele prometeu que Washington agirá melhor se outro desastre acontecer.

O risco de os ventos da tempestade Ernesto ultrapassarem 73 km/h levou o governo da Flórida a declarar estado de emergência. Postos ficaram sem combustível, com o aumento da procura. O saldo do Ernesto até ontem era de duas mortes no Haiti e 700 mil pessoas desalojadas em Cuba.

Os portos de Miami e Fort Lauderdale, na Flórida, fecharam por causa da rápida aproximação da tempestade tropical. Os portos de Savannah, na Geórgia, e de Charleston, na Carolina do Sul, estavam de prontidão para uma eventual interrupção das atividades.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos emitiu ontem um alerta de furacão para a região que vai da Geórgia até a Carolina do Norte. O temor é de que Ernesto volte a ser um furacão ao deixar o litoral nordeste da Flórida e retornar à costa leste dos EUA.

O temor, no entanto, diminuiu em relação à expectativa de segunda-feira. Isso fez com que o barril de petróleo fechasse abaixo de US$ 70 em Nova Iorque. Os contratos de petróleo encerraram o pregão de ontem com forte queda pela segunda sessão consecutiva.

Como a tempestade tropical Ernesto seguiu para a Flórida, foram poupadas as estações de petróleo da costa norte-americana do Golfo.

Furacão John

Outro furacão, no entanto, pode chegar à região nos próximos dias. Seu nome é John e já representa uma ameaça para o México, com ventos bem acima dos 100 km/h.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.