A erupção do vulcão Calbuco no Chile causou degelos ontem que isolaram cidades vizinhas a bacias hidrográficas, enquanto uma nuvem de cinzas se espalhava pela região central do país e parte da Argentina.
O avanço das cinzas do vulcão, que entrou inesperadamente em erupção na tarde de quarta-feira depois de permanecer dormente por quase meio século, forçou várias companhias aéreas a cancelar seus voos para Santiago e Buenos Aires.
O Calbuco está cercado por lagos e rios que aumentaram seus volumes nas últimas horas devido a avalanches ocorridas após a erupção. Depois de permanecer calmo durante a manhã de ontem, o segundo vulcão mais perigoso no Chile retomou gradualmente sua atividade nas últimas horas.
Ontem, cerca de 2 mil pessoas se juntaram às mais de 4 mil que foram deslocadas pelas forças militares nos dias anteriores. As autoridades permitiram que as pessoas entrem por poucas horas na zona de exclusão de 20 quilômetros para rever as suas casas, animais e remover roupas e remédios. De acordo com alguns moradores, várias casas foram arrastadas pelas enchentes causadas pela erupção.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast