• Carregando...

Um vulcão que entrou em erupção na Papua Nova Guiné causou pânico entre a população, levando quase todos os 2,2 mil moradores da ilha de Nova Bretanha a deixar suas casas.

A erupção do Monte Taburvur, na periferia da antiga capital, Rabaul, começou no sábado (7) com tamanha força que o calor e os ventos explodiram janelas de residências num raio de até 12 km de distância.

O porta-voz do Observatório vulcânico Rabaul disse que o nível de atividade caiu significantemente desde a tarde de sábado. "Houve algumas explosões ocasionais, mas o perigo passou. Estamos quase de volta ao normal", disse John Bosco.

Em 1994 uma enorme erupção do Monte Tavurvur destruiu a maior parte da cidade de Rabaul, cobrindo o aeroporto e outras áreas com lava e cinzas. A destruição obrigou as autoridades a construir uma nova capital, Kokopo, a 20 quilômetros de distância.

Papua Nova Guiné está localizada em uma linha do oceano Pacífico conhecido como "anel de fogo", região onde terremotos e erupções vulcânicas são comuns.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]