Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise no governo Putin

Escândalo de corrupção no Ministério da Defesa da Rússia se agrava com prisão de diretor

Propaganda para recrutamento militar em Moscou, em meio à guerra contra a Ucrânia (Foto: EFE/EPA/YURI KOCHETKOV)

Ouça este conteúdo

O tenente-general Yury Kuznetsov, chefe da principal diretoria de pessoal do Ministério da Defesa da Rússia, foi preso nesta segunda-feira (13) na região de Moscou, informou a imprensa russa nesta terça (14), acrescentando mais um capítulo ao recente escândalo de corrupção na pasta.

“De acordo com a investigação, entre 2021 e 2023, como chefe da 8ª Direção do Estado-Maior Geral das Forças Armadas Russas, Kuznetsov recebeu propinas de representantes de estruturas comerciais para realizar certas ações em seu favor”, informou o Comitê de Investigação da Rússia.

Kuznetsov foi o chefe dessa direção do Estado-Maior, responsável pela preservação de segredos de Estado, durante 13 anos e a deixou em maio do ano passado.

Segundo a agência Associated Press, o Serviço Federal de Segurança (FSB, uma das agências que substituíram a KGB) apreendeu moedas de ouro, itens de luxo e mais de 100 milhões de rublos (cerca de R$ 5,6 milhões) em espécie na casa de Kuznetsov. Sua esposa, que já trabalhou no Ministério da Defesa, também é investigada.

Ao menos cinco pessoas foram presas recentemente na Rússia por acusações de corrupção no Ministério da Defesa. Antes da prisão de Kuznetsov, o caso de maior repercussão havia sido a detenção, em abril, do ex-vice-ministro da Defesa Timur Ivanov, também suspeito de receber propinas.

Nesta semana, o ditador da Rússia, Vladimir Putin, transferiu o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, para o cargo de chefe do Conselho de Segurança, em substituição a Nikolai Patrushev, que foi nomeado assessor presidencial.

Putin nomeou um civil, Andrei Belousov, para o Ministério da Defesa, e a saída de Shoigu gera especulações de que estaria relacionada aos escândalos de corrupção na pasta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.