O colégio das filhas do presidente Barack Obama virou símbolo de uma campanha para popularizar escolas ecologicamente corretas nos Estados Unidos. A Sidwell Friends School, em Washington, tem a cotação mais alta platina, em LEED (sigla em inglês para liderança em energia e design ambiental) quando se trata de projetos ecológicos.
O prédio e o mobiliário foram feitos com material reciclável, com selo de origem controlada, o que significa que a madeira, por exemplo, não veio de região desmatada. O sistema de ventilação foi concebido de modo a tirar máximo proveito da arquitetura e da força dos ventos, economizando sempre que possível o uso de ar condicionado no verão e aquecedores no inverno. Até a água da chuva passa por uma rede de canaletas para ser filtrada e aproveitada nos serviços de limpeza.
Sasha e Malia Obama têm aulas semanais de correção ecológica e frequentam uma escola que tem placas para captação de energia solar e eólica, economiza energia em todos os detalhes, das lâmpadas aos monitores de computador.
Exemplos
O lixo é separado e reciclado, o transporte usa biocombustível, o esgoto recebe tratamento biológico, os alunos aprendem a economizar água e têm uma horta comunitária, que fornece alimentos para áreas carentes na cidade. Até a lanchonete é ambientalmente correta: só tem alimentos orgânicos e baniu todos os refrigerantes e alimentos com qualquer tipo de aditivo artificial.
Parcerias
A campanha por mais escolas ecologicamente corretas vem sendo liderada por 20 prefeitos de grandes cidades norte-americanas, entre elas Nova Iorque, São Francisco, Seattle e Miami, para promover parcerias público-privadas a fim de adaptar as escolas existentes ao decálogo verde, seguido à risca pela Sidwell School.