Autoridades eslovenas advertiram neste domingo (18) que a capacidade do país em lidar com o aumento do fluxo de imigrantes está sob pressão. O fechamento da fronteira entre a Hungria e a Croácia levou milhares de pessoas a procurar por nova rota, com objetivo de chegar no norte da Europa.
Cerca de 3,3 mil migrantes entraram na Eslovênia no sábado, dos quais 600 foram recebidos pela Áustria, disse Srecko Sestan, o chefe da força de proteção civil da Eslovênia.
Autoridades disseram que a Eslovênia estava lidando com o aumento do fluxo, mas que dependia da possibilidade de os migrantes passarem pela Áustria. Em entrevista coletiva, o secretário de Estado do Ministério do Interior esloveno Bostjan Sefic afirmou que o país é capaz de lidar com cerca de 2,5 mil migrantes por dia, mas recebeu um pedido da vizinha Croácia para permitir a entrada de 5 mil imigrantes.
Ele também alertou sobre relatos de que 15 mil a 20 mil pessoas estavam a caminho da Grécia para os Balcãs Ocidentais. Caso os números de imigrantes subam acentuadamente, “nesse caso, eu gostaria de salientar que não podemos falar de um Estado que funcione sem problemas”, disse Sefic.
O governo esloveno advertiu no sábado que poderia deslocar os militares para suas fronteiras, com o objetivo de ajudar a polícia a gerenciar o fluxo de imigrantes.
Enquanto isso, nem um único imigrante entrou na Hungria a partir de Croácia desde o fechamento da fronteira, no início de sábado, para pessoas sem documentos de viagem necessários e vistos, de acordo com o chefe do conselho de segurança Gyorgy Bakondi.
Para conter eventual entrada dos imigrantes na Hungria a partir da Eslovênia, a Hungria restabeleceu controles temporários nas fronteiras no seu curto trecho de fronteira com a Eslovênia, disse o governo da Hungria, acrescentando que notificou o Ministério de Relações Exteriores da Eslovênia e a Comissão Europeia sobre a medida. Fonte: Dow Jones Newswires.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Moraes cita a si mesmo 44 vezes em documento que autorizou operação da PF
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Deixe sua opinião