CARREGANDO :)

O conservador Partido Popular (PP) venceu as eleições deste domingo na Espanha: obteve 136 assentos, 47 a mais do que os alcançados em 2019, enquanto o Partido Socialista (PSOE) aparece como a segunda força política, com 122, dois a mais do que nas eleições anteriores, embora o resultado complique o processo de formação de governo.

Isso porque nenhum dos blocos de direita e esquerda tem representantes suficientes a princípio para chegar à maioria absoluta (176 assentos) no primeiro turno de uma votação de posse ou sequer maioria simples em um segundo no qual precisaria de mais votos a favor do que contra. Mesmo assim, os dois lados falaram em vitória.

Publicidade

Alberto Feijóo (PP), o candidato que recebeu mais votos, discursou falando sobre diálogo para que o país não fique preso em um impasse. Já o atual presidente, Pedro Sánchez (PSOE), preferiu atacar os opositores.

Mais de 37 milhões de espanhóis estavam aptos para ir às urnas nessas eleições, dos quais 2,3 milhões vivem no exterior. Dos eleitores residentes na Espanha, mais de 1,6 milhão podiam votar pela primeira vez, por terem completado 18 anos desde a votação anterior.

Para falar sobre esse assunto, hoje no 15 Minutos, o Podcast da redação da Gazeta do Povo, nós conversamos com o nosso editor de Mundo, Fábio Galão.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

Publicidade